Pesquisar este blog / Search this blog

Translate

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Participação na "Rodada de negócios" da Diretoria Vogal do IBEF - SP

Executivos da Diretoria Vogal debatem sobre os cenários de cada setor e falam sobre as perspectivas para 2012 durante almoço


Setor automotivo


Sérgio Diniz, CFO do Banco GMAC, abordou o setor automotivo brasileiro. Segundo ele, em 2011, houve um desencaixe entre produção e demanda, levando a um excesso de estoque. “Foi um mês de ajustes. As indústrias continuavam com uma produção relativamente agressiva, mas as vendas começaram a declinar.”

Do ponto de vista do mercado financeiro, voltado ao financiamento para automóveis, Sérgio afirmou que o setor tem se beneficiado. O executivo destacou que boa parte dos lucros recordes dos principais bancos do Brasil é decorrência do aumento do portfólio de crédito. Por outro lado, a inadimplência também tem crescido. “A nova classe C tem um perfil de pagamento distinto do que a classe média anterior. Eles ainda têm dificuldade em honrar os compromissos. Então, vemos esse pico de inadimplência atingindo o setor automotivo.” No entanto, Sérgio acredita que, no médio prazo, com as vendas em um ritmo mais modesto, a inadimplência deve voltar a níveis mais aceitáveis.

Para 2012, Sérgio ressaltou que há uma demanda reprimida no Brasil e um potencial de crescimento. Portanto, segundo ele, o setor deve continuar crescendo, mesmo que a taxas mais modestas do que em 2011.

Ver íntegra em http://www.ibef.com.br/ibefnews/pdfs/163/diretoriavogal.pdf

Nenhum comentário: