Pesquisar este blog / Search this blog

Translate

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CRISE NOS AEROPORTOS: ALÉM DO QUE VOCÊ PODERIA IMAGINAR...

Todos ouvimos as notícias do caos instalado nos saguões lotados, vôos atrasadOs, partidas canceladas, compromissos perdidos, etc. Eu próprio fiz alguns vôos no mês de Julho, bem no período das férias, e senti todo isso na pele. Tive a oportunidade de notar mais uma vez a grande distância, não só física, mas de organização, de investimentos, de políticas, de visão, entre a administração tupiniquim e de outros países que levam isso a sério. Não vou entrar mais em detalhes dessas comparações, pois seria um massacre comparar nossos aeroportos com vários lá de foram, até mesmo em países em desenvolvimento como o é o caso lindo e amplo aeroporto de Johannesburgo, na África do Sul (e olha que estive lá um ano antes da Copa lá). Isso para não falar de países desenvolvidos mas com populações muito menores que a nossa, como é o caso do Canadá, que tem mais de um aeroporto (posso dizer isso com certeza de Toronto e Montreal) que fazem com que os maiores daqui pareçam piada de mal gosto. E o país todo tem população menor que ao Estado de São Paulo.

Não, nada disso. Desta vez falarei de algo muito mais prosaico: estacionamento. Isso mesmo, o lugar onde você espera guardar seu automóvel quando dirige-se ao aeroporto. Coisa básica, não? Mas não é. Passadas as férias, no último dia 12 de agosto fui lá eu de novo viajar, só que escolhi Viracopos, não só pela proximidade de minha casa como também pela segurança climática (difícil de fechar por más condições metereológicas, aos contrário de outros) e na esperança de encontrar um lugar menos congestionado.

Cheguei ao estacionamento por volta de 9 horas da manhã. Um fila enorme! Dei meia volta e circulei a área para entender o que se passava: a fila era mesmo apenas para estacionar! Pasmem: apesar do aumento recente no número de vôos e anúncio de novos empresas aéreas voando lá, o saguão até que estava relativamente vazio, mas o acanhado e mal cuidado estacionamento, LOTADO! Não acredita? Veja foto abaixo:

Entrada do Páteo 1, lotado. Vejam placa direcionando os motorista para o páteo 2.

Bem, não me fiz de rogado, fui então para o Páteo 2, conforme indicava uma setinha apontando para o outro lado da rua, bem como um funcionária que acenava que não havia mais lugares. Bem, ao me direcionar para lá e para minha grande surpresa, vejam abaixo:

Páteo 2 – Estacionamento em Viracopos. Bloqueado por cones, com as funcionárias atônitas, sem saber o que fazer.

É mole? Fiquei mais de meia hora parado, rezando que outros motoristas viessem retirar seus veículos, única forma de poder entrar. Isso mesmo: só entrava um quando outro retirava o veículo... dane-se o horário de seu vôo e quanto isso possa demorar. Vi alguns motoristas desesperado na minha frente, prestes a perder seu voo.

Bem, até que enfim chegou minha vez. “Ufa! Finalmente posso estacionar.”, pensei cá com meus botões, apenas para descobrir o estado interno do estacionamento, abaixo:

Veículos estacionados em todos os lugares possíveis, e impossíveis! Em fila dupla, fechando a saída de outros carros, nos canteiros, etc.


Gostou? Olha só o mar de carros “atulhados” em todos os cantos, lugar completamente lotado:

Enquanto lá dentro do estacionamento faltava “autoridade”, da Infraero claro, para organizar a bagunça, lá fora, outra “autoridade”, desta vez da prefeitura, se esmerava em fiscalizar para que ninguém desse uma “paradinha” a mais para embarcar ou desembarcar, talão de multa na mão. E não havia apenas uma viatura: além do automóvel da fiscalização, havia também logo á sua frente, uma moto também (ambos em amarelo), com o agente em pé, fiscalizando:

Ou seja, quando interessa às autoridades cumprir a lei e arrecadar multas, elas se fazem presentes. Quando é para guarantir o acesso e direitos dos cidadãos, cadê eles? Um dos funcionários do estacionamento desabafou dizendo estar ser cada vez mais frequente este problema e que a Infraero nada faz de concreto para resolver a situação. Mas fiquem tranquilos, em breve tranferirão mais vôos para Viracopos! QUE VENHA A COPA!!!!!

Nenhum comentário: