Pesquisar este blog / Search this blog

Translate

sábado, 18 de agosto de 2007

A Experiência Autêntica

A EXPERIÊNCIA AUTÊNTICA-18.07.2007

O mais bonito de tudo isto é que a verdadeira experiência de Deus faz a pessoa viver seu cotidiano com simplicidade, bom humor, humanismo. Nada de estranho, nem exagerado ou afetado acontece.O itinerário da espiritualidade cristã tem seis dados fundamentais, ou seja, uma experiência religiosa, quando autêntica, tem as seguintes características:

1.É uma experiência profunda. Torna-se algo inesquecível, marcante, envolvente, avassalador. A pessoa tem certeza que algo de importante, duradouro, profundo, aconteceu.

2.É uma experiência transformadora. Acontece a conversão, a mudança de vida. Mudo o modo de pensar e agir. A pessoa percebe que algo novo, transformante, aconteceu. Não sou mais a mesma pessoa, mudei, sou outra, sou diferente.
É uma experiência irradiadora. A pessoa comunica aos outros o que aconteceu. A experiência é partilhada e atinge positivamente as outras pessoas. Algo de cativante, atraente e encantador está acontecendo. Outras pessoas percebem, valorizam e crescem com a experiência partilhada que se tornou irradiante.
É uma experiência provada. Aparecem os obstáculos, as críticas, as oposições, as dúvidas. Acontece a manifestação do inimigo. Estas dificuldades, porém, não intimidam, pelo contrário, comprovam a veracidade da experiência, pois as pessoas se tornam ainda mais fortes, convictas e seguras da veracidade da experiência.
É uma experiência humanizadora. A pessoa adquire uma nova consciência, cresce, amadurece, principalmente na dimensão da responsabilidade e da fidelidade. Ela age com uma certeza interior, uma convicção firme, uma opção fundamental. É uma experiência simples. A pessoa pode ter passado por altas iluminações, mas volta ao cotidiano. Como dizem os monges: “ninguém que teve grande experiência de Deus, deixa de descascar batatinhas”. Os grandes místicos levam uma vida normal, simples. Não se acham melhores que os outros. Pelo contrário, tornam-se mais compreensivos e misericordiosos. As pessoas de Deus, não são estranhas, exageradas, complicadas, mas, ao contrário, vivem o cotidiano com amor extraordinário. Vemos, nestas seis características, os seguintes elementos: o encantamento inicial, a mudança de vida, a presença da cruz, a irradiação ou comunicação da experiência e a iluminação da vida. Geralmente, depois da experiência do encantamento, vem a provação, o deserto, a dúvida, os obstáculos. Todavia, estas provações levam para um grau maior de espiritualidade ou de iluminação."

3.É uma experiência irradiadora. A pessoa comunica aos outros o que aconteceu. A experiência é partilhada e atinge positivamente as outras pessoas. Algo de cativante, atraente e encantador está acontecendo. Outras pessoas percebem, valorizam e crescem com a experiência partilhada que se tornou irradiante.

4.É uma experiência provada. Aparecem os obstáculos, as críticas, as oposições, as dúvidas. Acontece a manifestação do inimigo. Estas dificuldades, porém, não intimidam, pelo contrário, comprovam a veracidade da experiência, pois as pessoas se tornam ainda mais fortes, convictas e seguras da veracidade da experiência.

5.É uma experiência humanizadora. A pessoa adquire uma nova consciência, cresce, amadurece, principalmente na dimensão da responsabilidade e da fidelidade. Ela age com uma certeza interior, uma convicção firme, uma opção fundamental.

6.É uma experiência simples. A pessoa pode ter passado por altas iluminações, mas volta ao cotidiano. Como dizem os monges: “ninguém que teve grande experiência de Deus, deixa de descascar batatinhas”. Os grandes místicos levam uma vida normal, simples. Não se acham melhores que os outros. Pelo contrário, tornam-se mais compreensivos e misericordiosos. As pessoas de Deus, não são estranhas, exageradas, complicadas, mas, ao contrário, vivem o cotidiano com amor extraordinário.
Vemos, nestas seis características, os seguintes elementos: o encantamento inicial, a mudança de vida, a presença da cruz, a irradiação ou comunicação da experiência e a iluminação da vida. Geralmente, depois da experiência do encantamento, vem a provação, o deserto, a dúvida, os obstáculos. Todavia, estas provações levam para um grau maior de espiritualidade ou de iluminação. O mais bonito de tudo isto é que a verdadeira experiência de Deus faz a pessoa viver seu cotidiano com simplicidade, bom humor, humanismo. Nada de estranho, nem exagerado ou afetado acontece. Tudo o que dissemos tem hoje um grande valor, porque estamos vivendo uma época de misticismos excêntricos, complicados, endeusados. Com facilidade atribui-se dons, auréolas, poderes a pessoas que, mesmo em boa fé, não estão percorrendo o caminho da verdadeira experiência cristã.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Fonte: Arquidiocese de Londrina

Nenhum comentário: